Sign Up Form

Orientação Psicológica OnLine

O que é a Orientação Psicológica Online?
Regulamentada e reconhecida pelo Conselho Federal de Psicologia - CFP, a Orientação Psicológica Online é uma ferramenta que está de acordo com o Código de Ética do Psicólogo e com a Resolução CFP nº 11/2012.

Considerada uma eficiente alternativa para situações pontuais, é realizada por um Psicólogo devidamente registrado, por meio de atendimentos mediados pela tecnologia digital com acesso à internet, em que se utiliza aparelhos telefônicos, computador, notebook ou tablet como instrumentos de trabalho.

A Orientação Psicológica Online pode ser utilizada de duas formas:
Comunicação assíncrona - o atendimento não ocorre em tempo real, podendo ser realizado através de mensagens instantâneas, chat’s, etc.
Comunicação síncrona – o atendimento ocorre em tempo real, onde cliente e psicólogo interagem entre si, podendo ser realizado por meio de Whatsapp, SKYPE, Hangout (gmail) etc.


Quantas sessões de Orientação Psicológica Online podem ser realizadas?
Por se tratar de um processo de curta duração, com foco no tema proposto pelo paciente, a Orientação Psicológica Online é de natureza breve e focal em que a quantidade de sessões é estipulada de acordo com a necessidade do paciente, podendo ser realizado o número máximo de 20 sessões realizadas uma vez por semana, com duração de 50 minutos cada.


Sigilo e privacidade das informações
Todos os dados confiados ao Psicólogo são de inteira responsabilidade do profissional, que deve manter o sigilo das informações, seguindo o Código de Ética do Psicólogo vigente no Brasil. Portanto, esses dados e informações, em hipótese alguma, podem ser compartilhados a terceiros sem a autorização livre e esclarecida do paciente.
Segundo o artigo 9º Lei nº 5.766/71 do Código de Ética Profissional da(o) Psicóloga(o): “É dever do Psicólogo respeitar o sigilo profissional a fim de proteger, por meio da confiabilidade, a intimidade das pessoas, os grupos ou organizações, a que tenha acesso no exercício profissional.”. 


Obs. Salienta-se a responsabilidade do paciente em certificar-se de que o seu dispositivo eletrônico esteja seguro e com dados protegidos através de programas de segurança.



© 2017 Todos os Direitos Reservados a Acurarte - Psicologia, Ensino e Saúde | Design Fabio Freelancer